Olá, eu sou Evaldo Lima, nasci em Boa Viagem, no Sertão Central do Ceará e há muitos anos moro em Fortaleza. Sou graduado em História (UECE) e Direito (UFC). Cursei a Escola de Formação de Governantes, sou Diretor de Projetos e Pesquisas do Instituto da Cidade, fui Secretário de Esporte e Lazer do município de Fortaleza por três anos, trabalho como professor de História e atualmente sou vereador eleito pelo Município de Fortaleza. Compreendo a educação e o esporte como ferramentas indispensáveis para a efetivação de direitos humanos universais de solidariedade, respeito, tolerância e inclusão social.


Visualizar perfil completo .

Capitalismo - Uma História de Amor (trailer legendado e resenha)


O polêmico documentarista norte-americano Michel Moore está de volta. O seu novo filme, "Capitalismo - Uma História de Amor", invectiva furiosamente contra o sistema financeiro, banqueiros, corretores e contra as práticas parasitárias dos especuladores que levaram os EUA a maior crise econômica desde o Crack de 1929.

Para entender as origens do colapso da economia, o diretor conversa com pais de família afundados em hipotecas, questiona congressistas, persegue executivos das grandes corporações em Wall Street e, com seu estilo rocambolesco e o humor cáustico de sempre, até tenta dar voz de prisão aos diretores da empresa de seguros AIG, a primeira gigante a cair em 2008, lesando milhares de investidores.

Ainda não pude assistir o filme (será que vai ser o jeito baixar pirata?), mas pelo que se depreende das resenhas de sites estrangeiros e do trailer oficial, podemos esperar a mesma perícia de sucessos anteriores como "Tiros em Columbine" e "SOS Saúde" na condução do enredo, cujo roteiro Moore igualmente assina. A edição do documentário também tem recebido muitos elogios da crítica especializada.

Outro fato que me impressionou positivamente, desde o lançamento da película no Festival de Veneza, foi o teor das declarações que o cineasta vem fazendo em várias entrevistas. Nota-se claramente uma guinada mais à esquerda por parte de Michael Moore. O que era antes apenas a crítica ferrenha de alguns aspectos do estilo de vida americano, torna-se de maneira flagrante uma oposição ideológica ao sistema político dominante, o capitalismo.

Para que não digam que estou esticando demais a baladeira, vejamos o que o próprio autor nos diz:

"É uma história de crime. Mas é também uma história de guerra sobre a luta de classes. E um filme sobre vampiros, onde 1 por cento se alimenta do resto de nós. E, naturalmente, é também uma história de amor. Só que trata-se de uma relação abusiva.

Não é sobre um indivíduo, como o Roger Smith, ou uma corporação, ou mesmo um problema, como os cuidados de saúde. Isto é sobre o que domina todas as nossas vidas – a economia. Fiz este filme como se ele fosse o último filme que eu seria autorizado a fazer."

Vídeos promocionais com legendas em português

O filme já está rodando o mundo há certo tempo, mas não encontrei na internet nem o trailer nem o teaser com legendas em português. Um erro imperdoável de seja lá qual for a empresa que é responsável pela divulgação do filme no Brasil, ou mesmo nas terras lusófonas como um todo. Para preencher esta lacuna traduzi as duas peças e hospedei-as no Youtube. Aproveitem.


Trailer Oficial



Teaser


Matéria e vídeos legendados pelo Blog do David Aragon™.

David Aragon é prof. de Inglês, estudante de Jornalismo da UFC, webdesigner, poeta bissexto e blogueiro compulsivo. Militante das causas sociais, ele acredita no sonho de um mundo livre da opressão. Twitter: @DavidAragon .

1 Comentário em " Capitalismo - Uma História de Amor (trailer legendado e resenha) "

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Regras de Uso

Leia com atenção:

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Aviso aos comentaristas: Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.

Obs.: Este blog é um espaço amplo e democrático com o qual colaboram pessoas com diferentes visões políticas e ideológicas. As matérias aqui publicadas refletem única e exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não necessariamente a opinião do proprietário.

Comentários Recentes

Postagens Recentes