Olá, eu sou Evaldo Lima, nasci em Boa Viagem, no Sertão Central do Ceará e há muitos anos moro em Fortaleza. Sou graduado em História (UECE) e Direito (UFC). Cursei a Escola de Formação de Governantes, sou Diretor de Projetos e Pesquisas do Instituto da Cidade, fui Secretário de Esporte e Lazer do município de Fortaleza por três anos, trabalho como professor de História e atualmente sou vereador eleito pelo Município de Fortaleza. Compreendo a educação e o esporte como ferramentas indispensáveis para a efetivação de direitos humanos universais de solidariedade, respeito, tolerância e inclusão social.


Visualizar perfil completo .

História do Ceará: Um Resumo - 1° Parte


Gravura do holandês Franz Prost

- A expressão “Descobrimento do Brasil” é eurocêntrica e ocidentalizante, pois nega a historicidade das nações indígenas ao atribuir o início da nossa história à chegada do colonizador europeu. Além disso, a versão oficial que atribui o descobrimento a Cabral está errada. O primeiro europeu a chegar ao Novo Mundo-Brasil foi o espanhol Vicente Pinzón que aportou no litoral cearense de Santa Maria de La Consolación (Mucuripe) na manhã do dia 26 de janeiro de 1500. Pinzón não é considerado o descobridor porque esta terra pertencia a Portugal conforme os termos do Tratado de Tordesilhas.

- A origem do nome Ceará é imprecisa. No início era escrito com “s”: Siará, Seara, Ciará e Ceará, com diferentes significados conforme os diversos autores: “cantar forte”, “canto da jandaia”, “pequeno periquito”, “abundância de caça”, “caranguejo branco” ou uma variação de Saara (deserto africano).

- Antônio Cardoso de Barros, donatário da capitania, não tomou posse da terra. O Siará Grande só começou a ser conquistada pelos portugueses no início do século XVII, com a bandeira de Pero Coelho( Forte de São Tiago, na Barra do Ceará) e com a missão catequética dos padres Francisco Pinto e Luis Figueira. Ambos fracassaram.

- O mito fundador do Ceará foi formulado pelo romancista José de Alencar que atribuiu a conquista do território a um ato de amor entre a índia Iracema e o guerreiro branco Martim, pais do primeiro cearense , Moacir – o filho da dor. O guerreiro branco era Martim Soares Moreno que edificou na barra do rio Ceará o Forte de São Sebastião e é considerado pelos escritores românticos o “fundador do Ceará”.

Confira também:

Don Raffaè Pajata é mestre nas artes do Poker e da Fotografia. Iconoclasta por natureza, esse amante da língua de Dante só considera duas coisas sagradas na vida: os times da Roma e do Fortaleza.

12 Comentários em " História do Ceará: Um Resumo - 1° Parte "

  1. vlw salvo meus pontos em geografia^^

  2. como faço para consegui os livros, que exista os assuntos que vai cair no vestibular no começo de 2010, quro muito saber pra poder comprar, na biblioteca do meu colegio não tem, se tem, são assuntos pequenos, que quase a gnt não ver em questão de vestibular, por isso preciso da opnião e sugestão de vcs, mandem imail para mim, URGENTE! Preciso muito, muito, mesmo, quanto antes melhor, POR FAVOR.

  3. Nós precisamos do seu email para passar dicas de livros para a prova.

    De qualquer maneira, como você postou na matéria relativa a História do Ceará, recomendamos Üma Nova História do Ceará" - coordenação Simone Sousa e "História da Sociedade Cearense" do Airton de Farias.

    Entre em contato que teremos o máximo prazer em indicar referências e fontes de estudo.


    Obrigado pela visita ao Blog e esperamos que esse encontro virtual ocorra muitas vezes.

  4. Tõ lendo toda história do ceará, tá me ajudando bastante para me aprofundar no vest.
    não tem como por a revoluçao cubana? até o vest da uece.
    abraços

  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

  6. GOSTEI BASTANTE DO RESUMO SOBRE A HISTORIA DO CEARA. COMO FAÇO PARA TER ACESSO A OUTROS RESUMOS FALANDO SOBRE A HISTORIA ATUAL DO CEARA.

  7. A que bom que eu achei esse site pq no trabalho pedia para rever isso tudo.Me ajudou muito!

  8. Ter a História sempre como um hábito natural é não esquecer para valorizar-se sempre

  9. Aaaaahhh, é uma pena, mas só o link da 1ª parte está funcionando... só por ela eu já vejo que esse resumo é muito bom, vai ajudar demais.

  10. O último link está dando erro.

  11. Gostei do resumo da História do Ceará, 1º Parte. Infelizmente apenas essa primeira parte está funcionando!
    Gostaria de ler as demais!

  12. Gostaria que o dono do site revesse os links das outras partes da História do Ceará,pois apenas esse é que abre,enquanto os outros dão Error 101 e o objeto dá como não encontrado...

Regras de Uso

Leia com atenção:

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Aviso aos comentaristas: Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.

Obs.: Este blog é um espaço amplo e democrático com o qual colaboram pessoas com diferentes visões políticas e ideológicas. As matérias aqui publicadas refletem única e exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não necessariamente a opinião do proprietário.

Comentários Recentes

Postagens Recentes